domingo, 10 de julho de 2011

Projeto leva terapia com animais para hospitais no interior de SP

Os benefícios de se ter um animal de estimação vão além das brincadeiras e afagos. Muitas vezes, a presença dos pets ajudam seus donos a se socializarem melhor com outras pessoas, a curar depressões e até mesmo a dar um estímulo de vida.  Mas não são todas as pessoas que podem ter um contato com esses bichos, já que muitas estão presas em hospitais ou possuem limitações físicas e mentais que impossibilitam essa aproximação, certo? Errado!
Prova disso é um projeto desenvolvido por uma equipe formada por 20 voluntários e 12 cães no interior de São Paulo. Intitulado Medicão, o trabalho visa utilizar o potencial canino para melhorar e, muitas vezes, potencializar o tratamento de pessoas que passam por cuidados médicos, com a chamada “cão-terapia”.
O Medicão atualmente atende as cidades de Campinas, Itu, Sorocaba e Piracicaba. São feitas visitas em hospitais, centros de atendimentos a crianças com câncer, com deficiências físicas e mentais, além de lares de idosos. Em todos eles o objetivo da visita é um só: levar a alegria dos bichos para as pessoas que precisam de um pouco de conforto e carinho.
Segundo o coordenador do projeto, o cinotécnico e adestrador de cães Hélio Rovay Júnior, a ideia começou há mais de 10 anos, quando ainda não era chamada de Medicão. “Eu e minha esposa, a pedagoga Adriana, começamos a levar nossa cadela da raça Labrador, Nina, para visitar crianças portadoras da Síndrome de Down em um instituto de Campinas. A partir daí, nunca mais paramos”, lembra.
Depois disso, a curiosidade de Hélio pelos benefícios da “cão-terapia” foram aumentando e ele decidiu investir ainda mais no projeto. “No início era apenas um hobby, mas acabou virando um vício.” Os cães que participam da ação são do próprio coordenador, como a golden retriever Hanna, de três anos, e dos demais voluntários.
Segundo o fisioterapeuta Fábio Galvão, que também é voluntário, existe todo um trabalho que é feito com os animais para que eles possam circular por ambientes hospitalares, sem gerar quaisquer riscos aos pacientes. “Além da preparação técnica do animal, como o treinamento para que o bicho aceite o carinho de todos, os cães passam por uma sessão completa de limpeza antes das visitas. Sendo assim, eles conseguem liberação total para circular nos ambientes e serem tocados pelas pessoas”, explica.
Os animais da equipe também recebem uma dieta específica e acompanhamento veterinário para a aplicação de medicamentos contra parasitas, como pulgas e carrapatos, além de vermífugos, que os protegem contra a ação de vermes. A rotina no dia das visitas inclui um banho detalhista com produtos hipoalergênicos, que atuam na segurança tanto dos animais, quanto das pessoas com quem eles terão contato.
E os animais mostram nitidamente que adoram o que fazem. “É só a gente colocar a roupa que eles já sabem para onde vão e o que vão fazer. E a postura muda totalmente. Quando tiramos o guia, eles voltam a ser cães normais, pulam, correm, fazem arte. Mas, durante as visitas, a postura é fundamental”, destaca a administradora Simone Hadad, que é dona da Cacau, uma griffon de Bruxelas, ambas também participantes do grupo.
Ao longo dos dez anos a equipe passou por diversas dificuldades, mas o trabalho nunca parou definitivamente. “As pessoas diziam que eu não podia parar. Hoje, o projeto já cresceu tanto que não daria mesmo para interromper”, afirma Hélio. A continuação das atividades foi permitida pelo apoio de empresas como a Bayer HealthCare, que desde 2009, auxilia com o custeio de uniformes, combustível e no tratamento veterinário necessário ao bem-estar dos animais.
Para o fundador do projeto, tanta dedicação tem as suas recompensas. “Nós sempre dizemos que juntos, fazemos a diferença. Esse trabalho dá a sensação de missão cumprida, pois sabemos que pequenas ações influenciam a vida das pessoas. A equipe, junta, de fato, faz a diferença”, conclui Hélio.
Confira abaixo os locais que recebem o projeto Medicão:
Em Campinas:
- Hospital Celso Pierro
- Centro Infantil Boldrini
- Casa Ronald Mc Donald
- Centro Educacional Integrado (CEI)
-  Instituto Pró-Visão
- Colégio Provecto
- Lar dos Velhinhos de Campinas
Em Itu:
- Instituto de Cegos Maria Luiza
Em Sorocaba:
- Instituto de Cegos ASAC
Em Piracicaba:
- Hospital Unimed, em Piracicaba
Informações podem ser obtidas no site: www.projetomedicao.com.br

Fonte: eBand

Nenhum comentário:

Postar um comentário