quarta-feira, 27 de julho de 2011

Entrevista com Roberta Araújo coordenadora do Pêlo Próximo no site Mundo do Cachorro

O Projeto Pêlo Próximo - Solidariedade em 4 patas: é um grupo, formado por voluntários, que realiza um trabalho filantrópico de visitas a Instituições que cuidam de crianças, idosos, portadores de necessidades especiais e escolas.
“Pêlo Próximo tem o intuito de chamar a atenção para a importância da Pet Terapia no tratamento de doenças humanas.”


1.    Como surgiu o Projeto Pêlo Próximo?
R: A idéia nasceu de um enorme desejo de prestar solidariedade ao próximo, utilizando os animais de uma forma lúdica e descontraída com o objetivo mover as barreiras existentes entre os terapeutas e os pacientes visando transformar e melhorar a qualidade de vida das pessoas visitadas.
Para que essa idéia passasse do simples desejo para o campo da realização, foi necessário selecionar os animais de forma criteriosa onde, todos passaram pela análise de uma comportamentalista e adestradora e da veterinária do projeto. Após o animal ser aprovado por ambos, seu dono, o voluntário, também é analisado informalmente por uma psicóloga para completar o ciclo de adesão ao Projeto Pêlo Próximo.


2.    Quais são as principais atividades realizadas pelo Projeto?
R: O Pêlo Próximo realiza Atividade Assistida por Animais (AAA), onde é desenvolvida uma atividade direcionada para a área de saúde, na qual os animais são usados como facilitadores para o desenvolvimento do trabalho exercido pelos voluntários com o objetivo de proporcionar às pessoas assistidas uma melhora na qualidade de vida, ministrando-se exercícios de uma forma descontraída na qual as pessoas não se apercebem da carga e quantidade de exercício ao qual estão sendo submetidas.
Em fim, procuramos desenvolver aqui no Rio de Janeiro esse tipo de trabalho com a finalidade de contribuir para o bem-estar dos seres humanos, usando a pet terapia como tratamento complementar aos tratamentos já ministrados por profissionais da área de saúde nas instituições e clínicas visitadas.


3.    Como funciona a TAA – Terapia Assistida por Animais?

R: A Terapia Assistida por Animais (TAA) é uma prática com critérios específicos onde o animal é tido como parte fundamental do tratamento desenvolvido. O objetivo da TAA é promover a melhora social, emocional, física e/ou cognitiva de pacientes humanos. Parte-se do princípio de que a amizade e o amor que provavelmente surja entre seres humanos e animais geram inúmeros benefícios.
A pet terapia é uma importante arma que servirá para complementar as atividades desenvolvidas pelos fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos entre outros profissionais da área de saúde, pois atua como auxílio no tratamento de diversas patologias como mal de Alzheimer, depressão, lesão cerebral, síndromes genéticas, hiperatividade entre outras.
A Terapia Assistida por Animais deve ser supervisionada por profissionais da área de saúde devidamente habilitados, pode também ser aplicada por profissionais, para-profissionais e voluntários devidamente treinados.
Os animais devem ter o acompanhamento de médico veterinário que atestará o bom estado sanitário do animal e supervisionará o local minimizando o potencial zoonótico, a fim de zelar pelo bem estar do animal e dos assistidos.


4.    O que é a AAA – Atividade Assistida por Animais?
R: É uma atividade de carácter lúdico, da qual podem advir resultados terapêuticos, recreativos e motivacionais. A AAA oferece oportunidades de entretenimento, motivação, informação, educação e, benefícios terapêuticos por meio do contato com os animais e pessoas, com duração aproximadamente de uma a duas horas, freqüência semanal ou esporádica.
Pode ser desenvolvida por profissionais formados ou com proprietários ou condutores dos cães. Esse tipo de atividade visa melhoria na qualidade de vida das pessoas assistidas.
Nela podem ser inseridos exercícios de repetição para incentivar o equilíbrio, a coordenação motora e a noção de tempo e espaço. Essa mesma atividade pode ser repetida com diversas pessoas, além de não precisar ser documentada.
A interação paciente e cães é um instrumento auxiliar no tratamento das dificuldades motoras, de relacionamento e de aprendizagem. Os cães têm a afetividade e a reciprocidade como características, isso auxilia no acesso e no desbloqueio das emoções, devido ao vínculo paciente/animal, trabalhado pelo terapeuta.
 O tratamento com cães não melhora somente o estado psicológico do doente. Em crianças com doenças crônicas, como o câncer, a melhora pode não ser visível, mas é comprovada pelos médicos no aumento do bem estar do paciente e na redução do uso de medicamentos.
Em pacientes que sofreram algum trauma físico, o estímulo está em querer se mexer mais rápido para afagar o animal, tornando a recuperação mais rápida. E para o cão, não há recompensa maior do que ser acarinhado com intensidade.
Existem diversos estudos onde foram constatados que crianças, com problemas de hiperatividade, ganharam mais domínio na precisão dos movimentos e nos tempos de concentração, enquanto em outras, com Síndrome de Down, por exemplo, notou-se o aumento do movimento de pinça - estimulado para a pré-escrita.


5.    Quais os principais benefícios advindos do Projeto para os seus assistidos?

R: São incontáveis os benefícios que a pet terapia proporciona às pessoas que participam das visitas. Algumas melhoras são imediatas (sensação de bem-estar e alegria) outras variam e em geral são a longo prazo (auto-estima, quadros de ansiedade, depressão, hipertensão, problemas de comunicação, sensibilidade, entre outros).
Estudos realizados por Kessopulos em 1974, mostram que pessoas que possuem animais sofrem menos problemas cardíacos, são mais motivadas e vivem mais. Observou-se em crianças que possuem animais de estimação, uma maior sensibilidade e maior compreensão com outras pessoas. Em idosos, os estudos mostram que a companhia de um animal pode, a longo prazo, reduzir o estresse, a pressão sanguínea, os trigliceres, açúcar e outros fatores.
É fato que participantes da pet terapia se deparam com situações e emoções que só o contato mediado pelo animal pode proporcionar (manifestação de carinho, sorrisos, o toque, o ser tocado, curiosidade, excitação, entre outros comportamentos).
A pet terapia traz novas capacidades podem ser desenvolvidas, novos conhecimentos podem ser estabelecidos, reconhecendo nosso próprio meio e melhorando a relação com o mundo ao nosso redor.
É necessário atentar para o fato de que um animal que confia e tem afeto pelo ser humano, torna-se um guardião do seu bem-estar, é responsável e preocupa-se em não desapontá-lo, ao mesmo tempo que tem poucas expectativas e não julga o seu parceiro. A vantagem na interação mediada por animais está justamente nesse último aspecto.
De acordo com Mauerberg (2005), “a interação física com um animal não tem os apegos típicos que nós seres humanos passamos de uns para os outros. As atividades com animais, como a terapia canina, encorajam sentimentos profundos de amizade e confiança despretensiosa, sem cobranças, culpa ou mesmo expectativas”.


O Projeto Pêlo Próximo - Solidariedade em 4 patas: é um grupo, formado por voluntários, que realiza um trabalho filantrópico de visitas a Instituições que cuidam de crianças, idosos, portadores de necessidades especiais e escolas. Dentre as principais atividades desenvolvidas pelo Projeto se enquadram a TAA (Terapia Assistida por Animais) e AAA (Atividade Assistida por Animais).
 
O Projeto conta hoje com um staff de 23 cães e duas calopsitas, que realizam diversas atividades com pacientes, assim como contato direto com o animal; exercícios para estimular o raciocínio e trabalhar a motricidade fina dos pacientes; escovação; exercícios com arco; exercícios de estimulação usando o boliche e o futebol; além de apresentação de agility e show dog.
 

Terapia assistida por animais (TAA)

- Prática com critérios específicos onde o animal é a parte principal do tratamento, seu objetivo é promover a melhora social, emocional, física e cognitiva de pacientes humanos.
- Parte do princípio de que o amor e a amizade que surgem entre seres humanos e animais geram inúmeros benefícios.
- A cinoterapia ou pet terapia pode servir como auxílio no tratamento de diversas patologias como síndromes genéticas, hiperatividade, depressão, mal de Alzheimer, lesão cerebral, entre outras.
- Essa modalidade de terapia deve ser supervisionada por profissionais da saúde devidamente habilitados e pode ser praticada por profissionais, paraprofissionais e voluntários devidamente treinados.
- Deve ser sempre devidamente documentada e avaliada.
- Os animais devem ter o acompanhamento de médico veterinário garantido o bom estado sanitário do animal e minimizando o potencial zoonótico.

Atividade Assistida por Animais (AAA)
- É uma atividade de carácter lúdico, da qual podem advir resultados terapêuticos, recreativos e motivacionais.
- Não contempla objetivos definidos, as visitas são de conteúdo espontâneo e sem duração definida.
- Não há necessidade de documentação e nem avaliação de cada paciente.

Pontos importantes sobre TAA e AAA

- Em ambas, o animal é uma influência motivadora que melhora a qualidade do tratamento, sempre e quando sob orientação de um profissional qualificado.
- Geralmente o cão é um dos animais mais utilizados em Intervenções Assistidas por Animais. Pois é um estímulo multisensorial, que chama a atenção dos pacientes.
- A sua presença tem como finalidade torná-los mais cooperantes e, a médio prazo, a generalização dos comportamentos gerados nas sessões à vida quotidiana.
- O treino avançado dos cães permite efetuar exercícios complexos que captam de tal forma a atenção dos pacientes, que estes mantêm a sua concentração e atitude positiva mediante às experiências.

Benefícios na relação Homem – Animal segundo vários estudos relizados
- A excitação positiva motivada pela presença do animal, provoca a expressão de emoções e a capacidade de comunicação. (Fundación Bocalán)
- A presença de um cão numa instituição potencializa a interação social dos pacientes (ICBS, Inc.);
- Os cães aumentam o interesse dos pacientes em participar das sessões de terapia (AFT);
- Os animais ajudam a aumentar a concentração em determinadas tarefas (Delta Society);
- O animal facilita a comunicação entre os profissionais e os pacientes (Star Life Services);

Interação entre cães e seres humanos
- A visita de um cão por 12 a 15 minutos melhora o funcionamento do coração e dos pulmões;
- Diminui a libertação de hormônios negativos e baixa os níveis de ansiedade (American Heart Association);
- Os animais podem agir como poderosos catalisadores sociais (Star Life Services);
- As visitas de cães ajudam a aliviar o sentimentos de medo, de desespero, de solidão e o isolamento em pacientes com doenças terminais (Star Life Services);
- Crianças com perturbações da aprendizagem e distúrbios emocionais se beneficiam com a presença de cães, tornando-se mais reativas, otimistas, comunicativas e responsáveis, além de demonstrarem mais compaixão (Star Life Services).

O que pode ser dito sobre a terapia com animais:
- Diminui a percepção da dor e ansiedade;
- Aumenta o nível de endorfina, ajudando a minimizar os efeitos da depressão;
- Diminui a solidão melhorando consideravelmente o comportamento social;
- Aumenta o desejo de lutar pela vida (Kawakami & Nakano, 2002; Hagmann, 1999).

Benefícios sociais e psicológicos da relação com os animais (Phil Arkow):
- São catalisadores de comunicação;
- Estimulam a memória e a atenção;
- Não julgam;
- São afetuosos;
- Mantêm os pacientes ocupados;
- São um foco de atenção;
- Aumentam a auto-estima já que, de alguma forma, nos projetamos em nossos animais;
- Estimulação tátil.

Enfim, através do vínculo é que conseguimos os benefícios.

Fonte: Mundo do Cachorro

Nenhum comentário:

Postar um comentário